Cerca 250 crianças com idade entre 4 e 14 anos participam das aulas de balé oferecidas nas três unidades do Integra Comunidade em Votorantim. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Governo, por meio do Departamento da Juventude, no Centro Esportivo “Antônio Polli”, na Vila Nova Votorantim; Centro Comunitário “Vidal de Oliveira”, no Jardim Toledo e Espaço Jovem “Vinícius César Silveira”, no Vossoroca.
São oito turmas que atendem crianças em duas faixas etárias, de 4 a 7 anos e 8 a 14. As aulas que são ministradas pela professora Fernanda Garcia, começaram há dois meses e terá o período de um ano. “Nos primeiros seis meses elas terão a noção do balé e a segunda etapa será o ensaio para uma apresentação”, comenta. Ela lembra ainda que as aulas de balé tem grande procura, porém as turmas já estão completas.
A dona de casa Sueli Ramos, 33 anos, conta que leva a filha Emilly toda a semana ao Centro Comunitário “Vidal de Oliveira”, no Jardim Toledo. “Ela gosta muito do balé e ter essa aula bem próximo de casa de forma gratuita é muito bom”, comenta a mãe. Sueli, que reside no mesmo bairro, conta que muitas crianças estão participando das atividades oferecidas no Centro Comunitário.
A professora Fernanda comenta ainda que as alunas não faltam, o que facilita o desenvolvimento do projeto. “Sabemos que as meninas nessa idade gostam muito do balé e isso faz com que o trabalho se desenvolva facilmente”, conclui.
O diretor do Departamento da Juventude explica que o departamento foi criado com o objetivo de implantar ações voltadas aos jovens em espaços onde existiam vulnerabilidade. Ele afirma ainda que o órgão tem a função de priorizar as ações e organizar as políticas públicas para esta faixa etária, bem como integrar as ações das secretarias, já que tem a função de ampliar o alcance. O projeto Integra Comunidade atende atualmente mais de mil pessoas com diversas atividades.