A Prefeitura de Votorantim, por meio do Departamento da Juventude, da Secretaria de Governo, realizará um evento nesta quarta-feira (12) com a proposta de integrar as atividades realizadas pelos centros comunitários do município – as quais são oferecidas gratuitamente –, em alusão ao Dia Internacional da Juventude. Desse modo, diversas apresentações artísticas e culturais serão exibidas no Aquário Cultura, na avenida Moacir Oséias Guiti, 41, das 14h às 18h. A ação conta com o apoio das Secretarias de Desporto, Cultura, Turismo e Lazer, Saúde, Meio Ambiente, Cidadania, e Educação.
No evento haverá apresentações de capoeira, taekwondo, jiu-jitsu, dança, boxe, bicicross, violão e violino, handebol, teatro, entre outros. Também terá orientação sobre saúde, oficina de plantio e reciclagem, orientação sobre a nova realidade no gerenciamento dos resíduos sólidos em Votorantim (Ecoponto e aterro de inertes) e palestra sobre a importância do jovem na sociedade com a assistente social e educadora Sandra Lopes.
Em comemoração à data, a Prefeitura tem realizado nesta semana, nos centros comunitários atendidos pelo Departamento da Juventude, por meio do projeto Integra Comunidade, atividades que fogem da programação rotineira. Na quinta (13), às 9h, haverá uma palestra sobre futebol de campo, no Centro Comunitário “Antônio Polli”, na avenida Pedro Augusto Rangel, na Vila Nova Votorantim. Na sexta (14), encerrando as atividades alusivas, terá uma oficina de pipa e conscientização dos malefícios do uso do cerol, no Centro Comunitário “Vital de Oliveira”, na rua Joaquim Correa, nº 04, bairro Jardim Toledo. Na segunda (10), houve orientação sobre curriculum, no Espaço Jovem “Vinícius Cesar Silveira”. E, na terça (11), no Centro Comunitário Antônio Polli, aconteceu uma palestra sobre a importância das artes marciais e suas influências na vida dos jovens.
O diretor do Departamento da Juventude explica que “este departamento foi criado pelo prefeito Erinaldo Alves da Silva com o objetivo de implantar ações voltadas aos jovens em espaços onde existiam vulnerabilidade.” Com isso, este órgão tem a função de priorizar as ações e organizar as políticas públicas para esta faixa etária, bem como integrar as ações das secretarias, já que tem a função de ampliar o alcance. Hoje, o projeto Integra Comunidade atende mais de mil pessoas.