A Comissão de Ética de Enfermagem da Secretaria de Saúde (Sesa) de Votorantim realizou a palestra “Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)”, na manhã desta sexta-feira (24), no auditório da UBS do Jd. Serrano, na qual foram dadas orientações do processo de enfermagem, classificações de linguagem e as teorias a serem seguidas pelas unidades de saúde. O evento foi gratuito e aberto aos funcionários da rede municipal de saúde.
A palestrante e conselheira do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de São Paulo, Consuelo Garcia Corrêa, disse que “há um roteiro de atendimento a ser seguido, então a intenção é melhorar a qualidade de assistência, identificar a necessidade do paciente, tanto em UBSs quanto em hospitais, por exemplo.” Consuelo ressaltou, também, que normalmente quem faz a primeira avaliação do paciente é o enfermeiro, que irá repassar essas informações ao médico, por isso existe a importância de realizar um diagnóstico preciso.
De acordo com secretária de Saúde, outros temas serão debatidos nos próximos semestres, dentro da programação da Sesa. A secretária informou que a proposta da palestra foi de otimizar o serviço e prover uma assistência de qualidade aos pacientes que são recebidos pela rede municipal.