A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o Posto de Bombeiros de Votorantim realizou no domingo (5), com início às 9h, um simulado de possível incêndio nas dependências do Pronto Atendimento Central. A ação preventiva teve a proposta de estreitar o relacionamento entre as equipes de brigada de incêndio com os homens do Corpo de Bombeiro em caso de uma emergência.
O início do simulado começou ao alarme de incêndio ser acionado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde a equipe de funcionários realizou com a ajuda médica e de enfermeiros a evacuação dos pacientes para fora da Unidade para um local seguro.
A secretária de Saúde destaca a importância da ação, informando ainda que foi escolhido a manhã de domingo justamente pelo fato de haver menor movimento. Para o simulado foi ao local uma viatura da Unidade de Resgate com vinte minutos de antecedência para que as pessoas fossem informadas de que chegaria uma viatura de combate a incêndio com sinais sonoros e luminosos acionados e de que não se trataria de uma situação real, a fim de que não cause pânico nem desespero aos pacientes e funcionários presentes.
A viatura de combate a incêndio atuou diretamente para eliminar as chamas, enquanto a guarnição de resgate deu apoio às equipes de evacuação de área. As viaturas envolvidas no simulado foram o caminhão auto-bomba a Unidade de Resgate. O tempo de duração do simulado foi de aproximadamente 15 minutos.
A simulação foi desenvolvida no pátio do Pronto Atendimento Central de Votorantim, localizado na Rua João Walter, e foi realizado com a interrupção parcial das atividades da UPA.
Conforme explicaram os Bombeiros, o objetivo é avaliar a equipe de funcionários no local para possível atuação de evacuação da área em caso de sinistros e condicionar os componentes do Posto de Bombeiros de Votorantim, para que em casos reais possa trabalhar em conjunto com a equipe da UPA procurando minimizar as perdas, socorrendo e protegendo pacientes, funcionários e pessoas que estejam no local.