O “Samuzinho”, projeto que visa conscientizar as crianças ao mostrar trabalho dos paramédicos e a ambulância utilizada por eles, e também capacitar os auxiliares de educação e professores para realizar primeiros socorros, teve início nesta quinta-feira (9), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) “José Bernardo”, no Parque São João. A atividade tem a parceria da Secretaria de Saúde (Sesa), de Educação (Seed) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O projeto, que ocorre pela primeira vez na cidade, percorrerá por todas as creches municipais. No Cmei “José Bernardo”, muitas crianças entraram na ambulância. Além disso, na mesma atividade, os auxiliares de ensino receberam uma capacitação de primeiros socorros, ministrado pela enfermeira coordenadora do Samu de Votorantim, Patricia Dias Garrido. “Muitas crianças têm medo da ambulância, então, nosso papel é fazer com que percam isso. Aproveitamos, também, para explicar aos auxiliares como agir em uma situação de socorro, caso necessitem”, explica Patricia.
Para a Secretaria de Saúde, esta ação é de extrema importância, pois procedimentos corretos de primeiros socorros evitam futuras complicações. E, de acordo com a pasta de Educação, a intenção é atingir todos os educadores da educação infantil durante o ano, e a pretensão é estender a atividade para a rede municipal de ensino fundamental.