Dentro das ações programadas para a Semana Municipal da Água, promovida pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), aconteceu na manhã deste sábado (21), dando início às atividades, a limpeza e retirada dos resíduos sólidos encontrados na Cachoeira da Chave. No local, foram recolhidas muitas garrafas, copos plásticos e até um pneu de bicicleta. Além disso, houve orientações sobre a importância da recuperação ambiental para a qualidade e disponibilidade das águas. Esta ação é uma continuidade da mobilização feita de uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Governo, ONG GTA-Jerivá e grupos de Escoteiros Vuturaty e Ayrton Senna.
O secretário de Meio Ambiente destacou a participação das pessoas durante o evento desta manhã. Para o diretor de Planejamento e Educação Ambiental da Sema, as ações de conscientização referentes ao cuidado com o ecossistema feitas pela prefeitura e secretaria têm dado certo, já que a quantidade de lixo recolhida pela atividade na Cachoeira da Chave diminuiu. “No ano de 2013, na Semana da Água, pegamos 20 sacos de 200L de lixo. Em 2014, no mesmo período, 12 sacos. Neste ano de 2015, quatro. Felizmente, tivemos uma melhora significativa”, revela.
Para o diretor do departamento de Juventude, ligado à Secretaria de Governo (SEG), isso prova que o poder público, realizando atividades junto com o munícipe, faz com que os cidadãos “adotem” a cachoeira e outros lugares que necessitam de preservação e, assim, tornam-se agentes multiplicadores da conscientização e limpeza. “Eles sentem que isso faz parte deles, essa é a diferença. Até porque a Cachoeira da Chave é um lugar histórico”, explica.
É o caso do operador Rodrigo Ferreira, que reuniu amigos pelas redes sociais para que colaborassem no dia da atividade da limpeza. “Vim aqui na cachoeira há 1 mês. Adoro o lugar, mas senti que necessitava do apoio da população. Então, reuni amigos e entrei em contato com a Sema para que pudéssemos ajudar”, conta.
Outro que estava auxiliando na atividade foi o escoteiro Vitor Rodrigues dos Santos. “Eu percebi que deveria contribuir com o meio ambiente porque o mundo realmente precisa de nós, pois somos responsáveis por ele.” Esta foi a terceira participação de Vitor na ação de limpeza da Cachoeira da Chave.
O material coletado na ação terá destinação correta. Os materiais recicláveis, por exemplo, serão enviados à Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Votorantim (Coopervot). O acesso para a Cachoeira da Chave é pela rua Willian Snapp (rua do Meio), no bairro da Chave.