26 MAR 2010
Votorantim celebra 45 anos de instalação do Município neste sábado (27)

A Prefeitura de Votorantim promove neste sbado (27), s 19 horas, no Auditrio Municipal Francisco Beranger, o ato solene em comemorao ao aniversrio de instalao do municpio. Na oportunidade ser anunciada a posse da comisso de memria e de resgate histrico da cidade. Tambm ocorrer a entrega do livreto ilustrado da coleo conhea Votorantim, alm da exibio do Documentrio SIM.

A proposta da Prefeitura Municipal de neste momento repactuar a memria da origem do Municpio de Votorantim. Com isso essas comisses que sero formadas por pessoas ligadas ao conhecimento histrico do municpio bem como a proposta de reconstruir algumas memrias como a estao da fbrica de tecidos, a praa do jardim bolacha e os armazns da poca com seus respectivos personagens.

Para tanto o ato deste sbado aberto a toda a populao interessada nesse resgate histrico do municpio.

Instalao do Municpio - A Emancipao poltico administrativa de Votorantim foi um processo democrtico que marcou a histria da cidade e de seu povo, tendo como apoteose a Instalao do Municpio em 27 de maro de 1965, data esta precedida por vrios fatos histricos de grande importncia.

No incio dos anos 60, nasceu a idia da Emancipao Poltica do Distrito que contava com 12 mil habitantes e quase 5 mil eleitores. Um grupo de lderes comunitrios articulou o movimento para o desmembramento de Votorantim, da cidade de Sorocaba.

Com reunies cada vez mais freqentes, os domingos passaram a ser dias de festa poltica, quando no prdio do antigo cinema da poca, os lderes se reuniam com o povo esclarecendo a todos sobre os benefcios da separao de Votorantim da cidade de Sorocaba.

Nem mesmo o surgimento de um grupo contrrio, o do No, diminuiu a vontade da maioria que perseverou formando uma espcie de Clube: os Vanguardeiros, que favorveis ao movimento, formaram a faco do Sim.

Finalmente, em 1 de dezembro de 1963, o processo democrtico teve seu pice, atravs do plebiscito que garantiu a Votorantim, a Emancipao. Em 27 de maro de 1965, foi oficialmente instalado o municpio de Votorantim. Desde ento, a populao viu a transformao ocorrida ao longo dos anos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024