01 FEV 2010
Janeiro tem recorde de chuvas em Votorantim

Dos 31 dias deste mês de janeiro, não houve chuvas em Votorantim em apenas nove. Com isso a base medidora de índice pluviométrico instalada na portaria do Paço Municipal, acumulou 519,1 milímetros (mm). Número esse bem superior aos dos anos anteriores. No mesmo período em 2008 foram registrados 300,5mm e em 2009, 264,1mm.

Devido ao grande volume de água a Defesa Civil do Município tem feito diariamente o monitoramento, tanto das condições dos leitos, níveis do rio Sorocaba e também mantendo contatos com a área técnica da usina de Itupararanga (CBA) que mantém o controle absoluto e estratégico da vazão das represas de Itupararanga e Votocel.

Nesses dias de chuvas, principalmente nos finais de semana, a Defesa Civil, bem como as secretarias de apoio, como Obras e Urbanismo, Serviços Públicos, Cidadania e Geração de Renda, Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), tem mantido plantões para qualquer eventualidade.

A Secretaria de Serviços Públicos orienta a população que não jogue lixo e nem entulhos nas bocas-de-lobo, o que facilita para o represamento de água e possíveis alagamentos de ruas.

Em casos de alagamentos a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros 193.