25 JAN 2010
Alerta sobre as bicas de água na cidade

Periodicamente o Saae (Servio Autnomo de gua e Esgoto) de Votorantim, coleta amostras de gua e encaminha para anlises para verificar a potabilidade para consumo humano em fontes de gua na cidade. Na ltima semana a autarquia coletou amostras na bica do Mendes, situada no bairro Icatu; na do Parque Bela Vista, situada na rua Paula Ney em frente ao Parque do Mato e na rua debaixo do Mato, na avenida Tiradentes, o que resultou nas trs bicas, conforme anlises, imprpria para o consumo.

Devido ao resultado Vigilncia Sanitria colocou aviso e faixas na bica do Mendes, para que a populao no consuma gua desse local por apresentar turbidez alta (barrenta), devido ao excesso de chuva. J as bicas do Mato apresentam alm da turbidez, nitrato, por isso esto sendo lacradas por tempo indeterminado pela Vigilncia Sanitria, at o resultado de novos laudos. O Saae e a Vigilncia pedem a compreenso dos usurios dessas bicas e orientam a populao para que tomem gua filtrada ou fervida.

Vale lembrar que a gua que chega s residncias tratada pelo Saae que passa por um rigoroso tratamento de gua. Diariamente so coletadas amostras que so monitoradas pela Vigilncia Sanitria para garantir o lquido com qualidade a todos os bairros da cidade e os muncipes que contam com reservatrios em casa devem frequentemente manter a caixa da gua limpa e tampada para que essa qualidade se mantenha.