O município de Votorantim está dando um passo importante rumo à promoção da igualdade racial e ao respeito à diversidade étnico-racial em suas escolas. Recentemente, coordenadores pedagógicos do sistema municipal de ensino participaram de uma formação sobre as relações étnico-raciais. O encontro aconteceu em 2 de setembro no polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Votorantim.
Os educadores assistiram à explanação do comunicador social e antropólogo cultural moçambicano Santos Bernardo dos Santos. Foram abordados temas relacionados à cultura africana e às formas de se erradicar o racismo e o preconceito.
Após o encontro, os coordenadores pedagógicos ficaram responsáveis por formar seus professores, em horário de trabalho pedagógico, para que a temática seja implementada nas unidades de educação. A ideia é desenvolver projetos e ações nas escolas envolvendo o tema.
A resolução nº 012/2025 institui, no âmbito do sistema de ensino de Votorantim, o projeto municipal de educação para as relações étnico-raciais como política pública educacional permanente. Os objetivos são promover o respeito à diversidade étnico-racial nas escolas municipais, e implementar práticas pedagógicas que contemplem a história e a cultura afro-brasileira, africana e indígena, de forma transversal em todos os componentes curriculares.
A ideia também é fomentar as práticas antirracistas nos ambientes educadores do município. A resolução ainda garante a efetividade das ações afirmativas nas instituições escolares, além de fortalecer a identidade étnico-racial dos estudantes, contribuindo para a manutenção de uma sociedade justa, igualitária e democrática.