A distribuição de medicamentos sofrerá um atraso, neste mês de março, na unidade da Farmácia de Componentes Especiais de Votorantim, popularmente conhecida como Farmácia de Alto Custo. O motivo é uma instabilidade no sistema do Programa de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Medex), vinculado ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba, ligado à Secretaria de Saúde do estado de São Paulo.
A unidade de Votorantim receberia a nova remessa nesta quinta-feira (13), com entrega prevista para começar na sexta-feira (14) aos pacientes cadastrados. Com o atraso, os medicamentos de alto custo devem chegar segunda-feira (17) e serem distribuídos na terça-feira (18).
De acordo com a Secretaria de Saúde de Votorantim, esse atraso deve interferir na rotina de aproximadamente 500 pacientes. A alteração de datas de entrega envolve 165 medicamentos diferentes.
Essa mudança mexeu com a programação pré-definida pela equipe da Farmácia de Componentes Especiais de Votorantim. Os pacientes agendados para os dias 14 e 17 devem comparecer à unidade no dia 28 de março para a retirada dos medicamentos. O objetivo é evitar filas e aglomeração de pessoas, pois entre os dias 18 e 27 há uma lista de munícipes com os agendamentos programados.
Para tentar minimizar o problema, a equipe da unidade tem entrado em contato com pacientes para informar o atraso na chegada da medicação.
A Farmácia de Componentes Especiais está localizada na rua Segundo Lopes Carmona, 249, região central da cidade. A unidade fica a poucos metros da avenida 31 de Março e do Paço Municipal.
Aproximadamente 2.600 processos estão em andamento na Farmácia de Alto Custo de Votorantim. A unidade fornece os medicamentos conforme a relação do Ministério da Saúde e da Secretaria do Estado da Saúde. Para receber o benefício, o paciente deve ser cadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS), residir no município e ter o receituário médico.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Local: Votorantim