Mais de 1.300 alunos de quatro escolas municipais de Votorantim participaram neste ano do projeto Soletrando. O objetivo da proposta pedagógica é desenvolver nos estudantes a leitura, a escrita, a ortografia, ampliar o vocabulário, as habilidades cognitivas e a compreensão da norma culta da língua portuguesa de uma forma lúdica e divertida.
O trabalho foi desenvolvido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação, nas escolas Professora Dides Crispim Almeida Antônio, Professor Walter Rocha Camargo, Professora Patrícia Maria dos Santos e Antônio Marciano. Participaram alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, entre 6 e 11 anos de idade, com atividades ministradas por educadores do sistema municipal de ensino.
Para motivar ainda mais a aprendizagem, os alunos também participam de uma competição dividida em etapas eliminatórias. Os melhores colocados de cada sala de aula das quatro instituições de ensino disputaram nesta terça-feira (14) a final do projeto. Os campeões receberam medalhas e certificados.
A prefeita Fabiola Alves acompanhou a final do Soletrando. “O que mais me deixa orgulhosa é que todos sabiam as palavras. Isso mostra o nível das nossas escolas, o quanto professores, coordenadores e diretores estão trabalhando, e o quanto as crianças estão desenvolvendo e alcançando níveis mais difíceis”, comenta.
Na grande final desta terça-feira (14), cada aluno foi desafiado a soletrar de forma correta palavras da língua portuguesa. Os níveis de dificuldade foram divididos em fácil, médio e difícil. Os estudantes com mais acertos ficaram em primeiro lugar.
A aluna Laura Mariano Mascarenhas, que cursa o 1º ano na escola Professor Walter Rocha Camargo, foi a campeã em sua categoria. Sua mãe, Meire Vieira Mariano, esteve presente e entende a importância da ação. “O Soletrando não incentiva só ela, como também incentiva os amiguinhos da sala de aula a estudarem mais. Essa vontade da Laura de estar sempre aprendendo e até estudando dentro de casa vai aumentando, porque ela ganhou dessa vez e não quer parar”, diz.
Fotos:
encurtador.com.br/uBD79
Crédito das fotos: Matheus Garcia / Prefeitura de Votorantim