Votorantim terá cinco locais integrados à Rota Real Tropeira. Os pontos foram validados pelo Conselho Regional de Turismo História & Aventuras (Cretha) e anunciados nesta segunda-feira (30) durante o 2º Fórum de Turismo Regional da Região Metropolitana de Sorocaba.
Os locais escolhidos em Votorantim são uma fazenda, um pesqueiro, dois sítios e um empreendimento gastronômico rural. Os pontos foram definidos após um chamamento público realizado em 2022 e um pré-trabalho com os empreendimentos que possuíam potencial para a certificação. Alguns dos critérios usados foram a ligação com o ambiente rural, com a cultura tropeira, possuir um fluxo de turistas e ter CNPJ ativo.
A Rota Real Tropeira liga cinco cidades de grande potencial turístico. Além de Votorantim, integram o projeto os municípios de Araçoiaba da Serra, Iperó, Salto de Pirapora e Sorocaba.
O objetivo é estruturar e ampliar a oferta turística, fortalecer a identidade e promover o desenvolvimento do turismo na região. A ideia também é incentivar o empreendedorismo local para dar visibilidade aos atuantes e incentivar outros a empreender por meio do turismo.
Toda a estruturação da nova rota turística conta com o auxílio de profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os empreendedores incluídos no projeto passarão por uma capacitação para melhor atender os turistas dentro da temática proposta.
Os empreendimentos incluídos no projeto receberam durante o evento o certificado de integrantes da Rota Real Tropeira, o qual deverá ficar exposto em cada local. Esses pontos se tornam aptos a participarem de ações oficiais que envolvam a região turística.
Fotos:
encurtador.com.br/pxHJ1
Crédito das fotos: Angela Domingues / Prefeitura de Votorantim