A Escola Municipal Izabel Fernandes Pedroso promoveu um simulado eleitoral para a escolha do nome da capivara, o novo mascote da cidade presente no “Gibi Votorantim - atividades para colorir” - produzido pela Prefeitura e distribuído aos alunos do sistema municipal de ensino. A votação envolveu aproximadamente 400 estudantes entre 4 e 10 anos de idade.
A biblioteca da escola foi usada como sala de votação. Os funcionários da instituição criaram uma réplica de urna eletrônica, feita de papelão, e utilizaram um tablet adquirido pela Secretaria de Educação para as crianças escolherem um dos quatro nomes sugeridos: Mila, Maracujá, Lia e Mel.
Os alunos, divididos por salas de aula, formaram uma fila no corredor da biblioteca. Uma criança era chamada por vez para sentar em frente ao tablet e escolher o seu nome preferido para batizar a capivara.
A primeira a votar foi Maria Eduarda Eufrásio Maciel, 10 anos, aluna 5º ano da escola. A estudante chegou decidida a escolher o nome Mila para a capivara. “Achei mais bonitinho para ela”, conta. Já Samuel Yuri Lopes Silva, 11 anos, preferiu Maracujá. “Porque é bonito”, diz.
A coordenadora da escola, Daniele Moraes de Oliveira Bovino, ressaltou que a votação para a escolha do nome da capivara também serviu para inserir as crianças nos processos democráticos e eletivos. “É uma ação lúdica onde o aluno aprende a fazer a sua escolha, sem interferências, e descobre que a sua opinião vale muito”, conta.
Os estudantes do sistema municipal de ensino podem escolher o nome da capivara até sexta-feira (15). Basta acessar o site por meio do QR Code contido na página 11 do gibi ou por meio do link
forms.gle/7cDB2Tcbht9US3NW6.
Fotos:
https://encurtador.com.br/LTXZ0
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim