Votorantim é o primeiro município do ranking da sub-região de Sorocaba em tempo médio de análise de viabilidade. Os dados são do Ministério da Economia, por meio da ferramenta Mapa de Empresas, referentes a julho de 2023.
A cidade lidera com um tempo médio de 6 horas. Votorantim está à frente dos demais oito municípios da sub-região, composta por Araçoiaba da Serra, Sorocaba, Piedade, Tapiraí, Salto de Pirapora, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo e Iperó.
A análise de Viabilidade é feita por meio do sistema Integrador Estadual VRE | Redesim da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), responsável pela integração de todos os dados necessários para abertura ou regularização das empresas. É por meio dele que é feita a troca de informações com os órgãos e entidades federais, estaduais e municipais responsáveis pelo processo de registro e legalização de todas as empresas do estado de São Paulo.
Com o Integrador Estadual, todas as informações são prestadas em um único lugar, não sendo mais necessários inúmeros comparecimentos presenciais à Prefeitura, Receita Federal, Vigilância Sanitária, Cetesb e ao Corpo de Bombeiros, entre outros. Todo o processo é feito de forma online em um único portal, desburocratizando o processo de abertura e regularização das empresas.
Para ser aprovada a análise de viabilidade, o local e a atividade pretendida devem estar de acordo com o zoneamento indicado no Plano Diretor do Município e demais legislações pertinentes. É necessário também que o imóvel esteja regularizado perante à Prefeitura de Votorantim e possua uma estrutura acessível. Caso não haja, o empreendedor é orientado a fazer as adequações de acordo com a Lei municipal número 2.432.
Autor: João Torres (programa de estágio), com supervisão de Giuliano Bonamim
Local: Votorantim