25 MAI 2023
Votorantim registra redução do índice da Avaliação de Densidade Larvária
Votorantim registrou uma melhora na Avaliação de Densidade Larvária (ADL), utilizada para verificar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti. O relatório de maio deste ano apresenta um índice de 3,83, bem menor em relação ao 6,49 verificado em janeiro pelo Centro de Controle de Zoonoses.

O novo índice ADL também é bem menor comparado ao mesmo período do ano passado. Em abril de 2022, o número foi de 8,32.

Segundo o levantamento mais recente, os profissionais da Zoonoses visitaram 600 casas em diversos bairros de Votorantim. Foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue em 26 imóveis.

A diminuição do índice ADL tem relação com o clima, mais seco e frio, e o trabalho contínuo feito pela Prefeitura de Votorantim. A Secretaria de Saúde prossegue com as ações de bloqueio, controle de criadouros e de nebulização. A Secretaria de Serviços Públicos também auxilia com a limpeza de áreas públicas com o objetivo de evitar possíveis focos de transmissão.

Além de evitar os criadouros das larvas, a população também deve aplicar medidas de proteção individual contra o transmissor da dengue. Uma dica é proteger as áreas do corpo que o mosquito possa picar, com o uso de calças e camisas de mangas compridas.

O uso do repelente nas partes expostas do corpo também é recomendado. A utilização deve seguir as indicações do fabricante em relação à faixa etária e à frequência de aplicação. Não é recomendado o uso de repelente sem orientação médica.

Os dados da Secretaria de Saúde registram 2.643 casos positivos de dengue em Votorantim, entre 1º de janeiro e 24 de maio. O total de notificações é de 6.360.