16 MAR 2023
Primeiros socorros: Votorantim é pioneira na capacitação de todos os profissionais de educação

Votorantim será pioneira na região na capacitação de todos os profissionais do sistema municipal de educação com noções básicas de primeiros socorros. O treinamento objetiva preparar o funcionário do estabelecimento de ensino para situações de emergência, até a chegada de um serviço especializado.

A previsão da Secretaria de Educação é capacitar até o fim deste primeiro semestre todos os profissionais de educação vinculados ao sistema municipal de ensino. O número gira em torno de 1.600.

A realização desses cursos visa seguir a Lei nº 13.722, 4 de agosto de 2018. O texto torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

Aproximadamente 1.200 profissionais já estão capacitados com noções básicas de primeiros socorros em Votorantim. Nesta quinta-feira (16), o curso foi retomado e direcionado a professoras dos centros de educação infantil. As atividades foram realizadas no Auditório Municipal Francisco Beranger e conduzidas por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo a titular da Secretaria de Educação, Suad Aparecida Ribeiro de Oliveira, esse treinamento tem o objetivo de preparar todos os profissionais para situações de desmaio, convulsão, ferimentos, fraturas e obstrução de vias aéreas. “Nós somos os pioneiros nessa realização, dessa formação para todos os profissionais. Então, todos que trabalham dentro de uma escola terão capacidade para fazer esse primeiro atendimento”, conta.

A Secretaria de Educação também está em processo de aquisição de kits de primeiros socorros. Eles serão distribuídos em todas as escolas municipais de Votorantim.

A coordenadora do Samu de Votorantim, Tatiana Vicentim, explica que as técnicas ensinadas durante a capacitação também poderão ser utilizadas fora da escola. “Esse treinamento é muito importante porque eles vão conseguir aplicar técnicas para poder socorrer uma criança ou mesmo um colega de trabalho, em uma situação de emergência, até a chegada de um serviço especializado.”

Fotos: bit.ly/3yH8anA
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim