01 MAR 2023
Fanfarra Caipira promove o ensino gratuito de instrumentos musicais em Votorantim
O projeto reúne crianças e adolescentes com aulas no CEU das Artes, no Jardim Cristal

O ensino gratuito de um instrumento musical é um dos focos do projeto social Fanfarra Caipira, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). As aulas acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), situado no Jardim Cristal, e são abertas a crianças e adolescentes de todas as regiões de Votorantim.

O objetivo do projeto é levar o ensino gratuito de música em uma área mais periférica de Votorantim, com foco em canções sertanejas de raiz. A ideia também é proporcionar o desenvolvimento de habilidades musicais no contraturno escolar.

As aulas da Fanfarra Caipira tiveram início em setembro de 2022. Os atuais alunos aprendem a tocar instrumentos de sopro e de percussão sob a supervisão de três professores de música.

Os instrumentos são cedidos pela Secult aos alunos da Fanfarra Caipira. Os músicos têm acesso a bumbos, trombones, trompetes e bombardinos durante as aulas.

O estudante com frequência confirmada nas aulas consegue, via autorização, levar o instrumento para casa. O objetivo é permitir que o músico aumente o seu tempo de estudo.

As crianças e os adolescentes iniciaram as aulas sem terem conhecimento dos instrumentos. Em pouco tempo de estudos, o grupo já toca canções clássicas sertanejas. como “Luar do sertão”,  “O menino da porteira” e “Estrada da vida”.

A dona de casa Gislaine da Penha, 40 anos, tem dois filhos no projeto. Os gêmeos Gilmar e Kechillin, de 14 anos, tocam trompete e bumbo, respectivamente, na Fanfarra Caipira.

Segundo Gislaine, as aulas musicais têm ajudado no desenvolvimento dos dois adolescentes. “Eles estão mais focados e mais sociáveis”, diz.

No projeto também está Felipe, 6 anos, filho da dona de casa Carla Cristina Ribeiro, 34 anos, moradora do Jardim São Lucas. “Os meus sobrinhos já tocavam, ele [Felipe] assistiu ao ensaio, gostou e começou a aprender percussão”, conta.

O pequeno Felipe estuda na Escola Municipal Izabel Fernandes Pedroso, no Jardim São Lucas, e virou um frequentador assíduo do CEU das Artes. “Agora, ele também faz aulas gratuitas de capoeira”, diz Carla.

Os músicos da Fanfarra Caipira já se apresentaram no Troféu Vanguardeiro de 2022. O grupo também poderá fazer apresentações em vários eventos, dentro e fora do município, para proporcionar um intercâmbio cultural pela região.

Mais informações sobre a Fanfarra Caipira podem ser obtidas na Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim. O telefone de contato é o (15) 3243-5814.

Fotos: https://bit.ly/3J1EuaU
Crédito da foto: Prefeitura de Votorantim