18 FEV 2023
Trabalho e planejamento reduzem ocorrências no período de chuvas em Votorantim
Ações preventivas, como a limpeza de bueiros e galerias, garantem mais segurança à população

A Prefeitura de Votorantim tem desenvolvido ações coordenadas e planejadas, as quais possibilitaram a diminuição no número de ocorrências em consequência das chuvas. A limpeza de galerias e bueiros, o desassoreamento do leito do rio Sorocaba, o mapeamento de áreas de risco, entre outras atitudes, ajudaram a minimizar os impactos das fortes precipitações pluviométricas no cotidiano da população.

O trabalho conjunto de diversas secretarias e departamentos, como de Serviços Públicos, Obras e Urbanismo, Cidadania e Geração de Renda, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Administração, Saúde, Negócios Jurídicos, Guarda Civil Municipal (GCM) e Defesa Civil, garantiu poucas ocorrências ocasionadas pelas chuvas em Votorantim, frente aos casos registrados em toda a Região Metropolitana de Sorocaba, e em situações do passado.

O trabalho de monitoramento da represa de Itupararanga e também do leito do rio Sorocaba - que atualmente é feito a cada duas horas - tem garantido a segurança necessária para toda a comunidade. Mesmo com os mais de 180 milímetros de chuvas recebidos nas últimas semanas, poucas ocorrências foram registradas pelo excesso de água.

Nesta sexta-feira (17), os representantes das secretarias estiveram reunidos com a prefeita municipal, Fabíola Alves, para alinhar as ações que ocorrerão no período do Carnaval. A previsão, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, é de chuvas fortes e intensas para os próximos dias.

As possíveis ocorrências serão prontamente atendidas pela Defesa Civil e GCM. Os contatos podem ser feitos por meio dos telefones 153 ou (15) 3343-4682. A Prefeitura de Votorantim ainda disponibilizou um abrigo temporário, para acolhimento das famílias cujo residências venham a ser interditadas pela Defesa Civil, e que não tenham parentes que possam acolhê-las.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024