13 FEV 2023
Carnaval imunizado: vacinação noturna contra Covid-19 e meningite ocorrerá nesta terça-feira
As vacinas serão fornecidas no Aquário Cultura, das 16h às 20h, e em 12 unidades de saúde, nos períodos da manhã e da tarde

A Secretaria de Saúde promoverá uma vacinação noturna contra Covid-19 e meningite em Votorantim. O trabalho será feito nesta terça-feira (14), das 16h às 20h, no prédio do Aquário Cultura, situado ao lado da praça Lecy de Campos.

O objetivo da ação é ampliar o horário de atendimento à população para que mais pessoas curtam o Carnaval imunizados. A Secretaria de Saúde disponibilizará as vacinas Meningo C e Meningo ACWY contra a meningite. Já a Pfizer será voltada ao combate da Covid-19.

A primeira, segunda e terceira doses da Pfizer baby serão ofertadas nesta terça-feira tanto no Aquário Cultura, das 16h às 20h, quanto na Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Mundo, entre 9h e 12. Essas vacinas são destinadas a crianças entre 6 meses e 4 anos de idade.

Nos mesmos locais e horários, a Secretaria de Saúde também aplicará a Pfizer pediátrica. As crianças de 5 a 11 anos de idade poderão receber a primeira, a segunda e a dose de reforço.

Já a vacinação para pessoas com 12 anos ou mais segue normalmente com a Pfizer adulto. Nesta terça-feira, a aplicação acontece em 12 pontos da cidade: no Aquário Cultura e em 11 unidades de saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde, a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac encontra-se temporariamente suspensa. O trabalho será retomado assim que o município receba o repasse de mais doses por parte do Ministério da Saúde.

Meningite

A vacina contra a meningite tem sido destinada a diversas populações-alvo em Votorantim. A lista inclui crianças de 5 a 10 anos de idade, as quais nunca receberam nenhuma dose da vacina Meningo C; jovens de 15 a 19 anos, que nunca receberam nenhuma dose das vacinas Meningo C e Meningo ACWY, e trabalhadores da saúde, os quais nunca receberam nenhuma dose das vacinas Meningo C e Meningo ACWY.

Já a vacina Meningo ACWY será aplicada excepcionalmente até junho de 2023 para jovens de 12 e 13 anos. Será destinada a pessoas que nunca tenham recebido nenhuma dose.

Distribuição de preservativos

Os profissionais de saúde também farão a distribuição de preservativos durante a vacinação noturna no Aquário Cultura. A população ainda receberá orientações gerais sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Fotos: linkss.app/FznUE
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim