12 JAN 2023
Seleção de Votorantim tem calendário cheio para os próximos dias
Equipe fará jogo treino nesta sexta-feira

Faltam oito dias para a estreia da Seleção de Votorantim na Copa Brasil de Futebol Sub-15, contra o Goiás, no dia 20, às 16h30, no Estádio Municipal Domênico Metidieri. Nesta quinta-feira (12), a equipe voltou a treinar após mais uma viagem para São Paulo, onde enfrentou o Palmeiras, em amistoso que resultou na primeira derrota nesta fase de preparação.

Apesar do resultado, o que está valendo nesses últimos dias tem sido a observação e avaliação da comissão técnica com o grupo de atletas. “É uma grande oportunidade. Esses meninos são novos e, às vezes, a juventude assimila muito mais as coisas. É como um quadro branco, onde tenho a oportunidade de influenciar, podendo dar resultado, como no ano passado deu”, relembrou Paulo Canineu, técnico da equipe, que na última edição conduziu o time ao 3° lugar, sendo eliminado, nos pênaltis, na semifinal pelo time que viria a ser campeão, o Corinthians.

Nesta sexta-feira (13), a Seleção de Votorantim fará um jogo treino contra atletas que foram destaques na última edição da Copinha pela cidade. Garotos que após a competição passaram por avaliações em clubes profissionais como Atlético Mineiro, Ituano e São Bento.

Na busca do melhor preparo para a competição, a Seleção de Votorantim ainda fará dois amistosos contra equipes participantes da Copinha, Guarani e Desportivo. Ótima oportunidade para conhecer possíveis adversários numa fase de mata-mata. De acordo com Paulo, a ideia de ter esses amistosos é de já ter um parâmetro de qual será o nível que os atletas encontrarão na Copinha.

Expectativa

A Seleção de Votorantim encara na primeira fase Goiás, Santos e Juventude, três categorias de base de clubes profissionais, que estiveram na primeira prateleira do futebol brasileiro no ano passado. “Evidentemente, entram na fase de grupos, como favoritas. Nossa expectativa é de ser competitivo, ganhar jogos, como no ano passado, onde saímos invicto da competição. A estratégia é a mesma, estamos trabalhando em cima da nossa filosofia, fazer o nosso melhor e representar bem a cidade de Votorantim”.

Sedesp

Próximo do início da Copinha, a Secretaria de Esportes de Votorantim vem fazendo os últimos reparos e ajustes para entregar um grande evento para o votorantinense. Como prioridade, o secretário Manoel busca trazer a melhor segurança para o público que estiver presente nas partidas, “Temos o padrão que é pré-aprovado pelo Corpo de Bombeiros e pelas forças policiais. A segurança é primordial para nós, principalmente de quem vem curtir a Copinha, e a gente enaltece que o evento seja em paz e para toda a família”.
Um torneio do tamanho da Copinha de Votorantim recebe olhares de todo o Brasil, já que o histórico de revelar grandes jogadores é grande. As categorias de base de clubes profissionais sempre estão presentes, com isso é natural a presença de importantes comissões técnicas, como representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Manoel garantiu a presença de, pelo menos, um membro da CBF, em Votorantim, neste ano.

Autor: João Torres, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano