04 JAN 2023
Secretaria de Meio Ambiente doou 6275 mudas em 2022
Outras 1956 árvores foram plantadas e 8.231 árvores foram inseridas na cidade

O ano inicia e as secretarias já estão trabalhando para que 2023 seja cheio de novidades e melhorias para a cidade. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) fechou 2022 com 1956 árvores plantadas, 6.275 mudas doadas e 8.231 árvores inseridas em Votorantim, além disso, muitas outras ações foram realizadas para haver conscientização e recuperação ambiental.

Confira algumas delas:

• Semana Municipal da Água

O evento aconteceu de 21 a 25 de março com 16 palestras em escolas, plantio de 600 árvores, limpeza de áreas públicas e doação de mudas, entre outras iniciativas.

• Programa Escola Sustentável

O programa é uma parceria da sema com a Secretaria da Educação, sido lançado 3 de junho, para que temas ambientais sejam trabalhados de forma teórica e prática: educação sanitária; resíduos sólidos; biodiversidade; arborização; educação ambiental; escola sustentável; água e qualidade do ar. Conta com a participação de dez escolas, alunos desenvolvem atividades ligadas à preservação do meio ambiente.

• Semana do Meio Ambiente

O evento aconteceu nos primeiros cinco dias de junho e contou com palestras, oficinas e plantios de árvores.

• Programa Conexão Água

Lançado em 28 de junho, visa a conservação e a recuperação ambiental, proporcionando a recarga de água nos mananciais e a formação de corredores ecológicos na região, ao aproximar e/ou conectar os remanescentes florestais. O programa envolve os esforços das prefeituras de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Iperó e Salto de Pirapora e de outras fundações.

Dia da Árvore

No dia 21 e 24 de setembro a sema promoveu o plantio de árvores em diversos bairros da cidade.

• Reabertura da Bica do Icatú

A bica, que estava fechada desde maio de 2019, foi reaberta em dezembro com sistema novo e água apropriada para o consumo.

• Lançamento do Projeto Selo Verde Municipal

O projeto incentiva pessoas e organizações a aderirem práticas sustentáveis para proteção ambiental. Quem participa do Selo verde recebe benefícios tributários.

• Parque Natural das Pitangueiras
    Inaugurado no dia 7 de dezembro, contém 16 mil metros quadrados e foi uma parceria entre as secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente, Cultura e Turismo e Mobilidade Urbana. O local conta com duas nascentes e um lago com peixes, que estão preservados para a população aproveitar a vista e a natureza.

Essas são só algumas das realizações da Sema, e em 2023 não será diferente.

Autor: Laura Mazo, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano