07 DEZ 2022
Parque Natural das Pitangueiras “Joaquim Barbosa” é inaugurado em Votorantim
O Parque Natural das Pitangueiras “Joaquim Barbosa” foi inaugurado nesta quarta-feira (dia 7 de dezembro) em Votorantim. O Parque está localizado entre a rua Ricieri Golfete e a avenida Octávio Augusto Rangel, no Jardim Paulista.
 O local que tem 16 mil metros quadrados, era uma área que a população utilizava como ponto de descarte irregular de detritos sólidos e entulhos de construção, que resultava na proliferação de animais peçonhentos.
A construção do Parque foi uma parceria entre várias das secretarias. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) realizou a limpeza e roçagem do local e retirada de detritos e entulho com maquinário. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foi responsável pelo projeto. A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) foi responsável pelas artes e paisagem do parque e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Sourb) finalizou com a pintura da pista de caminhada, dando vida e cor ao parque.
Futuramente ainda serão instalados no parque a academia de calistenia e brinquedos para uma área de playground. O local conta ainda com duas nascentes e um lago com peixes, que estão preservados para a população aproveitar a vista e a natureza.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, o parque só trará benefícios à população. “Uma área pública limpa agora, que ganhará manutenção periódica. O parque é ecológico então será refúgio da fauna. O benefício maior é a qualidade de vida, um lugar sustentável, um lugar agradável que trará paz para as pessoas”, discursou.

Autor: Thaís Verderamis, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano