07 NOV 2022
Vacinação Noturna imuniza trabalhadores da saúde contra Meningite
A vacinação será no Aquário Cultura, terça-feira, dia 8 de novembro
A vacinação noturna no mês de novembro será voltada para a imunização de trabalhadores da Saúde contra Meningite. A ação realizada pela Secretaria da Saúde (Sesa) será realizada no Aquário Cultura, localizado na avenida Moacir Oséias Guiti, número 41, no Jardim Paraíso, das 16h às 20h.
A vacinação será voltada exclusivamente para os trabalhadores na área da Saúde. No momento da vacinação, será solicitado o comprovante de vínculo empregatício, podendo apresentar contratos de trabalho, carteira de trabalho, holerite, MEI, ou demais documentos que comprovem o vínculo.
Profissionais da área da saúde que não atuarem em estabelecimentos de saúde não serão contemplados neste momento. A restrição do público se dá pelo números de doses disponíveis, apenas 200 para a data. A campanha de imunização acontecerá até fevereiro de 2023, conforme novos repasses forem sendo feitos pelo Estado.
A vacinação será contra a meningo C, uma bactéria que causa meningite. Segundo a secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, a doença é grave. "A meningite é uma infecção nas meninges, membranas que envolvem a medula e o cérebro. Pode deixar sequelas neurológicas graves ou até mesmo levar à morte”, explica.
A transmissão da bactéria é por via respiratória. Por este motivo, os funcionários da saúde serão imunizados: devido à exposição deles no atendimento da população.

Vacinação contra Meningo C em Votorantim
Atualmente, em Votorantim, a vacina contra Meningo C é disponibilizada no calendário de rotina para crianças, uma dose com três meses, uma dose com cinco meses e a dose de reforço com um ano de idade.
Crianças com o esquema vacinal atrasado, com mais de um ano, é recomendada a aplicação de apenas uma dose, até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade. A vacina contra Meningo ACWY é ofertada para crianças de 11 e 12 anos de idade.
Até fevereiro de 2023, a vacina contra Meningo C será disponibilizada para crianças de cinco a dez anos, 11 meses e 29 dias que não tenham tomado nenhuma dose anteriormente. E para trabalhadores da saúde com vínculo empregatício comprovado em estabelecimentos de saúde (hospitais, UPAs, UBSs e demais serviços públicos expostos ao risco). Já a vacina contra Meningo ACWY, será ofertada também para crianças de 13 e 14 anos que não tenham recebido dose anteriormente.
Autor: Thaís Verderamis, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024