19 OUT 2022
Prefeitura promove atividades dentro do Outubro Rosa
O mês de conscientização e prevenção do câncer de mama conta com rodas de conversa, atividades esportivas e mutirão de mamografia

Durante o mês de Outubro, a Prefeitura de Votorantim preparou diversas atividades e ações de conscientização e prevenção do câncer de mama. O Outubro Rosa na cidade conta com rodas de conversa, atividades esportivas , mutirão de mamografia entre outras ações.
Nesta quarta-feira (dia 19 de outubro), a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Garcia, por exemplo, fez uma roda de conversa com orientações às 10h. Em seguida, em parceria com o laboratório Biolabor foi feito um "coffee break” no local.
Já na quinta-feira (dia 20 de outubro), a UBS do Jardim Itapeva, junto ao Centro de Esportes Unificados (CEU) das Artes realiza a Caminhada Rosa. O percurso sairá da UBS Itapeva às 7h15, após a medição da pressão e glicemia de todos os participantes com previsão de chegada no CEU das Artes às 7h40, onde os participantes farão um lanche comunitário.
Além da caminhada, as mulheres poderão participar de alongamento físico, roda de conversa, aula aberta de dança com vários ritmos, sorteios de prêmios e esmaltação de unha.

Conscientização nas UBS
Desde o começo do mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município têm trabalhado com a conscientização sobre os sinais de câncer de mama e como perceber os sintomas, com a prática do autoexame, por exemplo. Além disso, as mulheres são orientadas a realizar outros exames importantes para a saúde, alguns deles são: ultrassom, ultrassom transvaginal e papanicolau.
Orientações sobre outras doenças também são passadas para as pacientes, principalmente sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Algumas das ações são a abordagem no bairro.

Mutirão de Mamografia
Também neste mês, como parte da campanha do Outubro Rosa, a Secretaria da Saúde de Votorantim realiza o Mutirão de Mamografia. Além dos exames de mamografia já realizados rotineiramente, a secretaria ampliou 1.200 exames para as mulheres. Para mais informações, basta entrar em contato com a Sesa, por meio do contato (15) 3353-8600. A Secretaria fica situada na rua Pedro Fontes, 550, no Rio Acima.

Campanha
Além de todas essas ações, a Prefeitura de Votorantim distribuiu broches com o laço da campanha do Outubro Rosa, como forma de lembrete para a realização do exame de mamografia. Outra iniciativa foi da empresa que cuida dos contentores de resíduos sólidos da cidade. A empresa aderiu à campanha e 50 contêineres receberam uma tampa na cor rosa e colocados nas principais ruas e avenidas do município, de forma a lembrar que outubro é o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama.

Autor: Fernanda Sena, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano