28 SET 2022
Defesa Civil está em estado de atenção por conta das chuvas
As precipitações de chuva já acumularam mais de 40 milímetros
A Defesa Civil está em estado de atenção por conta das chuvas, a cidade já acumulou 45 milímetros de precipitações. A previsão para o Estado de São Paulo, incluindo o município de Votorantim, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é de 20 a 30 milímetros por dia, desta quarta-feira até sábado (de 28 de setembro a 1 de outubro).
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Antônio Carlos Domingues da Cruz, períodos longos de chuva nesta época do ano são atípicas. O que resultou nas precipitações foi uma frente fria advinda do Sul que atingiu a região sudeste. A época de estiagem começa no mês de maio até o final de setembro.
Atenção
O diretor também orienta à população, para os cuidados neste tempo de chuvas constantes e trovoadas. “Não estacione o seu carro embaixo de árvores, pode vir uma rajada de vento ou até mesmo um raio, e afetar o veículo ou até mesmo quem esteja dentro”, diz.
As pessoas devem evitar áreas com construções irregulares, pois pode acontecer um deslizamento de terra. Já a população de áreas de risco deve prestar atenção. Caso haja enchente ou alagamento nas casas ou nas ruas, basta entrar em contato com a Defesa Civil por meio do telefone 153.
Autor: Thaís Verderamis, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano