28 JUL 2022
Consultório na Rua atende na praça Zeca Padeiro
Para muitos moradores, a visita do veículo é o primeiro contato com profissionais da saúde
Até a próxima terça-feira (dia 2 de agosto), o programa Consultório na rua atende na praça Zeca Padeiro, das 10h às 16h. Já na quarta-feira (dia 3 de agosto), o horário será das 12h às 15h.
Segundo a equipe do programa, para muitos moradores, a visita do veículo é o primeiro contato com profissionais da saúde. A enfermeira Rita de Cássia Oliveira conta quais são as maiores queixas. “Os maiores casos são de higiene bucal, por conta das bebidas e drogas, o qual encaminhamos para o dentista”.
Na maioria das vezes, os munícipes são encaminhados para o clínico geral. Rita conta que para muitos, é a primeira vez que passarão com um médico. “Eu atendo aqui, por exemplo, mulheres que nunca passaram em um ginecologista”, explica.
Além do atendimento clínico, muitas pessoas em situação de vulnerabilidade vivem sem documentos, neste caso, são encaminhados para o Poupatempo da cidade. Para aqueles que desejam uma oportunidade, a equipe encaminha para o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), onde orientam e direcionam para cursos e vagas.
A praça Zeca Padeiro fica situada na avenida 31 de Março, ao lado do Paço Municipal de Votorantim.

Sobre o programa
O programa foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. O objetivo é ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Autor: Fernanda Sena, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano