30 MAR 2022
Samu realiza ação ‘Março Roxo’ de conscientização da epilepsia
A ação teve a presença dos dois grupos escoteiros de Votorantim

Panfletos com QR Code foram usados na campanha de conscientização sobre a epilepsia em Votorantim. A ação foi realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) juntamente com dois grupos de escoteiros de Votorantim: Vuturaty e Itupararanga.

Março Roxo é o mês escolhido para aumentar as ações de conscientização sobre a epilepsia. Os panfletos entregues pelos escoteiros explicam o que é a doença, quais os sintomas e os sinais de convulsão. O papel também possui um QR Code que direciona para um vídeo explicativo de como ajudar uma pessoa que está convulsionando.

A ação aconteceu no dia 19 deste mês, na praça Lecy de Campos, em Votorantim. A data foi escolhida pelas equipes para o Purple Day - Dia Mundial da Conscientização sobre Epilepsia, comemorado internacionalmente em 26 de março.

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) demonstrou quais os cuidados a serem tomados mediante uma crise convulsiva, o que fazer até o serviço especializado chegar e como acioná-lo de forma correta, além de trabalhar com os escoteiros o tema em questão. O Samu explica que a epilepsia não é uma deficiência, e sim uma condição neurológica que atinge uma em cada 100 pessoas.
Autor: Fernanda Sena, com supervisão de Marcel Stefano
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024