28 MAR 2022
Mutirão fará castração de mil cães e gatos em Votorantim
O trabalho será direcionado em cinco regiões da cidade, segundo análise feita pelo Centro de Controle de Zoonoses

O Mutirão de Castração promoverá a esterilização de mil cães e gatos em Votorantim. O procedimento é considerado um dos pilares para o manejo populacional humanitário. Os objetivos são reduzir a superpopulação e diminuir os casos de abandonado de animais nas ruas, além de trazer benefícios aos bichinhos, que passam a viver mais e melhor.

O trabalho será desenvolvido por uma equipe especializada, contratada por meio de licitação pública pela Prefeitura de Votorantim. O início dos atendimentos será feito após todos os detalhes do projeto serem autorizados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo.

As ações do mutirão serão focadas em cinco regiões de Votorantim. Os bairros Parque Santa Márcia e Vossoroca foram escolhidos por critério epidemiológico, pois apresentam os maiores números de notificações de casos de Leishmaniose Visceral Canina em 2021. Já o Itapeva, Novo Mundo e Promorar terão o Mutirão de Castração por critério de vulnerabilidade social.

A médica veterinária Evelyn Nestor Chiozzotto, responsável técnica pela Zoonoses de Votorantim, explica que um veículo adaptado para centro cirúrgico (castramóvel) será usado para a realização do Mutirão de Castração. ”Será um centro cirúrgico móvel, com equipe altamente especializada para castrações minimamente invasivas”, conta.

Microchip

Os animais castrados também receberão um microchip, um dispositivo do tamanho de um grão de arroz aplicado sob a pele do animal.  Este dispositivo permitirá a identificação do cão ou do gato e, consequentemente, as informações do proprietário.

Importância da castração

O lançamento do Mutirão de Castração foi realizado nesta segunda-feira (dia 28 de março) durante uma cerimônia realizada em frente ao Paço Municipal. O evento teve a presença de Rosemari Cerqueira Gimenez, integrante do Instituto Eu Sou o Bicho, responsável por arrecadar ração para abrigos e protetores independentes

Segundo Rosimari, o abandono de animais só será diminuído através das castrações. “Uma fêmea pode ter duas gestações por ano e gerar 10 filhotes, por isso é importante esse controle”, conta.
Autor: Giuliano Bonamim
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024