09 JAN 2022
Segunda dose da AstraZeneca e Pfizer será aplicada em 10 unidades de saúde

O trabalho será feito nesta segunda-feira (10) e voltado somente aos moradores de Votorantim

O morador de Votorantim tem acesso à segunda dose das vacinas AstraZeneca / Fiocruz e Pfizer em 10 locais da cidade. Na próxima segunda-feira (dia 10 de janeiro), os dois imunizantes estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Barra Funda, Bela Vista, Clarice, Novo Mundo, Serrano, Vila Garcia, Vila Nova e nas Estratégias Saúde da Família (ESF) Green Valley, Cristal e Jardim Tatiana.

A pessoa poderá receber a segunda dose da AstraZeneca / Fiocruz desde que tenha sido vacinada com a primeira dose há 56 dias ou mais. No caso da Pfizer, o intervalo é de 56 dias para jovens entre 12 e 17 anos, e 21 dias para indivíduos com 18 anos ou mais de idade.

A CoronaVac / Butantan também estará disponível para a segunda dose. O imunizante será aplicado nas unidades Bela Vista, Serrano, Tatiana e Vila Nova. Nesse caso, o intervalo entre as duas doses precisa ser de 28 dias.

A pessoa precisa comparecer à unidade de saúde com documento de identidade que conste o número de CPF. É necessário ainda o comprovante de residência em Votorantim e a carteira de vacinação (para segunda dose e dose de reforço).

Os jovens entre 12 e 17 anos de idade deverão estar acompanhados por um responsável ou apresentar o termo de consentimento assinado. Essa orientação vale tanto para o recebimento da primeira quanto para a segunda dose.

Locais que têm as vacinas nesta segunda-feira:

AstraZeneca / Fiocruz e Pfizer: Barra Funda (8h às 12h), Bela Vista (8h às 15h), Clarice (8h às 12h), Serrano (8h às 12h), Cristal (8h às 15h), Green Valley (9h às 12h), Novo Mundo (9h às 12h), Tatiana (9h às 12h), Vila Garcia (8h às 12h) e Vila Nova (9h às 15h).

CoronaVac / Butantan: Serrano (8h às 12h), Bela Vista (8h às 15h), Tatiana (9h às 12h) e Vila Nova (9h às 15h).

Janssen: Serrano (8h às 12h), Clarice (8h às 12h) e Vila Garcia (8h às 12h).

Atualmente, a Janssen tem sido aplicada em pessoas residentes em Votorantim. Basta o interessado ir à UBS com o comprovante de residência e a carteira de vacinação.

Nesse caso, o morador de Votorantim receberá a dose de reforço mesmo tendo tomado a primeira dose em outra cidade. A Secretaria Municipal de Saúde aplicará o reforço da Janssen somente em pessoas que receberam a respectiva vacina há mais de 61 dias.

A dose de reforço da Janssen não será aplicada em quem já recebeu a dose adicional da Pfizer. O processo não será repetido.

Como será a vacinação nesta segunda-feira em Votorantim:

Primeira dose: Para as pessoas com 12 anos ou mais de idade. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.

Segunda dose da AstraZeneca / Fiocruz - 8 semanas: Para as pessoas vacinadas com a AstraZeneca / Fiocruz, as quais receberam a primeira dose há 56 dias ou mais. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.

Segunda dose da Pfizer - 8 semanas: Para as pessoas com 12 a 17 anos, as quais receberam a primeira dose há 56 dias ou mais. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.

Segunda dose da Pfizer - 21 dias: Para as pessoas com 18 anos ou mais, as quais receberam a primeira dose há 21 dias ou mais. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.

Dose adicional

1 - Quatro meses após a segunda dose: para as pessoas com 18 anos ou mais de idade, as quais foram vacinadas com a CoronaVac / Sinovac / Butantan, AstraZeneca / Fiocruz ou Pfizer há 122 dias ou mais.

2 - Dois meses após a dose única: para as pessoas com 18 anos ou mais, as quais foram vacinadas com a Janssen há 61 dias ou mais.

3 - 28 dias após a segunda dose: para as pessoas com alto grau de imunossupressão, com 18 anos ou mais de idade. É preciso fornecer cópia de laudo, declaração ou prescrição médica que comprove um dos critérios contemplados. Caso as duas primeiras doses já tenham sido administradas devido à mesma condição de saúde, não será necessário apresentar a documentação novamente. Independente da vacina recebida.

4 - Até o presente momento, não existem recomendações para dose adicional em pessoas de 12 a 17 anos.

Autor: Giuliano Bonamim