07 OUT 2021
Programa ‘Votorantim Cidade Saudável’ é iniciado em dois bairros da cidade
O programa “Votorantim Cidade Saudável” foi retomado nesta semana nos bairros Jardim Tatiana e Green Valley. A ação tem o objetivo de resgatar os cuidados com a saúde dos votorantinenses por meio de atividades físicas.

As aulas de ginástica acontecem às segundas e quintas-feiras, abertas à população. A unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Tatiana sedia as atividades às 7h. Já o núcleo formado na ESF Green Valley promove as sessões de alongamento, às 8h, na Escola Municipal Professor Cândido dos Santos.

A esteticista Cintia de Souza Ribeiro, 46 anos, participa das aulas de ginástica no Green Valley. Ela mora no bairro há 26 anos e comemorou o retorno das atividades - paralisadas neste ano devido à pandemia do coronavírus.

Cintia sofre de asma e já fez tratamento na ESF do Jardim Tatiana. “Fui incentivada pelos médicos a fazer atividade física e isso me faz muito bem”, comenta.

A dona de casa Ana Maria de Lima, 65 anos, também integra o projeto no Jardim Tatiana. Ela mora a 5 minutos de caminhada da escola e retornou às atividades nesta semana. “Estava sentindo falta”, diz.

As aulas são conduzidas pelo professor Alexandre Gonçalves Domingues, vinculado à Secretaria de Esportes. “O objetivo é colaborar para as pessoas terem mais saúde”, conta.

O “Votorantim Cidade Saudável” será realizado semanalmente em parceria com as secretarias de Saúde e de Esportes. O programa visa atender crianças, adolescentes, adultos e idosos com o desejo de adquirir um estilo de vida saudável.

O objetivo do programa é diminuir significativamente o número de queixas ambulatoriais. A prática regular de exercícios físicos e uma alimentação saudável promovem a perda de peso (gordura), fortalecem o sistema imunológico e diminuem o esforço do músculo cardíaco.
Autor: Giuliano Bonamim