15 SET 2021
Escola de Música de Votorantim retoma as aulas totalmente presenciais
Os 11 cursos retornaram em 16 de agosto com as presenças de 95 alunos

A Escola de Música Maestro Nilson Lombardi retomou com as aulas presenciais aos 95 alunos matriculados na instituição de ensino. Os 11 cursos voltaram a ser ministrados em 16 de agosto, após um período de atividades virtuais devido à pandemia do coronavírus.

Até o primeiro semestre, a escola havia adotado um sistema híbrido. Os alunos tinham atividades virtuais e presenciais para evitar aglomerações.

A pedagoga Suélen Higuchi Ribeiro, de 36 anos, é aluna da escola desde 2019. Atualmente está matriculada na turma do sexto semestre de canto lírico.

Nesse curso, os alunos aprendem exercícios que envolvem o relaxamento das musculaturas e articulações. Também praticam a respiração, treinos para as cordas vocais e afinação para evolução da voz..

Suélen relata que as experiências nas aulas têm proporcionado momentos marcantes e ajudado no lado psicológico. “Mesmo que hoje eu a considere como hobbie, a aula de canto pra mim envolve muito mais. É como uma terapia antiestresse, de bem-estar e renovação da alma”, conta.

Cursos oferecidos

Os cursos oferecidos na escola são de canto lírico, flauta transversal, musicalização infantil I e II, percussão, violino, viola clássica, violão clássico, violoncelo, violão popular iniciante, violão popular intermediário.

Cada modalidade possui uma duração específica, diversificando o tempo de acordo com a grade disciplinar. Existem dois tipos de categorias: o Núcleo de Iniciação Musical e o Núcleo de Desenvolvimento Musical.

O processo de Iniciação Musical possui duração de um ano. Esse núcleo é composto pelos cursos de musicalização e violão popular.

Já os cursos que compõem o Núcleo de Desenvolvimento têm duração mínima de 3 anos para a certificação básica. Eles podem variar entre 7 e 10 anos para a obtenção do certificado de conclusão.

Para participar é preciso se inscrever no processo seletivo, o qual acontece semestralmente ou anualmente. Os interessados podem participar da seletiva, desde que possuam a idade mínima para o curso escolhido, que varia entre 5 e 10 anos.

A Secretaria de Cultura e Turismo explica que, entre as vagas abertas, 50% são exclusivas para alunos da rede pública de ensino de Votorantim. A escola recebe até 20% de alunos da Região Metropolitana de Sorocaba.

A Escola de Música de Votorantim Maestro Nilson Lombardi fica localizada na avenida São João, 649, no Jardim Icatu. O telefone de contato é (15) 3243-1191.