As doses serão fornecidas nesta sexta-feira (2) na praça Lecy de Campos e em nove unidades de saúde
A Prefeitura de Votorantim promove nesta sexta-feira (2) a vacinação contra a Covid-19 em dez locais. Os pontos serão a praça Lecy de Campos e as unidades de saúde Vila Nova, Vila Garcia, Serrano, Cristal, Barra Funda, Amorim, Bela Vista, Novo Mundo, Green Valley e Jardim Tatiana.
A aplicação da vacina nas unidades de saúde foi dividida em dois horários. As pessoas entre 43 e 49 anos receberão as doses das 8h às 10h30. A partir das 11h, será a vez dos indivíduos com 42 anos de idade completos.
As doses serão aplicadas somente em pessoas cujos nomes constam na lista. A Secretaria de Saúde informa que o local de vacinação não é escolhido pelo morador de Votorantim. A definição é feita de forma aleatória pelo sistema de agendamento.
A aplicação nas unidades de saúde não será feita no sistema drive-thru. Uma estrutura foi montada nas unidades de saúde para receber as pessoas agendadas e com os nomes contidos na lista.
Essas pessoas fizeram o cadastro por meio do endereço eletrônico
tinyurl.com/yrva4rbp. O retorno ao sistema anterior de cadastramento nessas populações-alvo foi preciso para organizar a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde. O objetivo da Secretaria de Saúde em aumentar os pontos de vacinação visa facilitar o acesso da população e agilizar o processo de aplicação das doses contra a Covid-19.
Novas listas dessa faixa etária de 42 a 49 anos serão divulgadas nos próximos dias pela Secretaria de Saúde. Os dados são disponibilizados no site e nas mídias sociais da Prefeitura de Votorantim.
Praça Lecy de Campos
Na praça Lecy de Campos, a vacina contra Covid-19 será aplicada em oito grupos pelo sistema drive-thru. A primeira dose será fornecida entre 8h e 15h. Já a segunda dose, das 8h às 14h.
A primeira dose será fornecida a pessoas com comorbidades entre 18 a 41 anos, com deficiência permanente entre 18 a 41 anos, gestantes com 18 anos ou mais, puérperas até 45 dias após o parto com 18 anos ou mais, com idade entre 50 a 59 anos e em profissionais de saúde. Já a segunda dose será destinada para indivíduos que receberam a primeira dose da CoronaVac / Butantan há 28 dias e a AstraZeneca / Fiocruz há 12 semanas.
O cadastro para essas populações-alvo pode ser feito de duas formas. Uma delas é presencialmente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades de ESF. A segunda é por meio do endereço eletrônico
site.vacina-votorantim.ligafacens.com/login para o agendamento da vacina contra a Covid-19.
Esse dispositivo permite ao morador da cidade o cadastro on-line, por meio de desktop, smartphone ou tablet, e receber um voucher com o local, dia e horário para a aplicação da dose. Nesse caso, a Secretaria de Saúde não divulga uma lista de vacinação.
Documentos exigidos
Pessoas entre 50 e 59 anos - Somente quem está agendado para receber a vacina nesta data. Será obrigatório apresentar RG, CPF e comprovante de endereço de Votorantim contendo o próprio nome.
Pessoas com comorbidades entre 18 e 41 anos - obrigatório apresentar cópia de documento que comprove uma das comorbidades contempladas, declaração de comorbidades com dados pessoais e assinatura do próprio paciente, cópia de RG/CPF e comprovante de endereço em Votorantim contendo o próprio nome.
Pessoas com deficiência permanente entre 18 a 41 anos - obrigatório apresentar cópia de declaração / documento que comprove a deficiência, RG/CPF e comprovante de endereço em Votorantim contendo o próprio nome.
Gestantes de 18 anos ou mais - obrigatório cópia da carteira de pré-natal, cópia de RG/CPF e comprovante de endereço em Votorantim contendo o próprio nome.
Puérperas até 45 dias após o parto com idade 18 anos ou mais - obrigatório cópia da certidão de nascimento do bebê, cópia de RG/CPF puérpera e comprovante de endereço em Votorantim contendo o próprio nome.
Profissionais de saúde - obrigatório apresentar cópia de documento que comprove o trabalho em estabelecimento de saúde, cópia de RG/CPF e comprovante de endereço de Votorantim contendo o próprio nome.
Pessoas em busca da segunda dose - obrigatório levar documento pessoal (RG/CPF), certificado da primeira dose da vacina e comprovante de endereço em Votorantim contendo o próprio nome.