A Prefeitura de Votorantim iniciou nesta sexta-feira (28) a vacinação em pessoas de 40 a 44 anos de idade com comorbidades. A aplicação da primeira dose tem sido feita na praça Lecy de Campos no sistema drive thru.
O vendedor e fotógrafo Cristiano de Almeida, 42 anos, esteve logo cedo na praça para receber a vacina. Ele faz tratamento de hipertensão persistente, utiliza medicamentos de uso contínuo e conseguiu o atestado médico para tomar a dose na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Clarice. "A gente fica mais aliviado, mesmo sendo a primeira dose", comenta.
Atualmente, a primeira dose está sendo fornecida a pessoas de 40 a 59 anos de idade com comorbidades em Votorantim. A Secretaria Municipal de Saúde solicita alguns documentos no momento do cadastro e da aplicação da vacina. Esse controle faz parte das orientações do Ministério da Saúde e também do acordo feito com o Ministério Público e a Prefeitura de Votorantim.
Será obrigatório apresentar documento que comprove uma das comorbidades contempladas, contido no endereço eletrônico votorantim.sp.gov.br/comorbidades/. Também é preciso levar declaração de doenças com dados pessoais e assinatura do próprio paciente, cópia de RG com CPF, além do comprovante de endereço no próprio nome em Votorantim.
Nesta sexta-feira, a primeira dose também está sendo aplicada em gestantes e puérperas com comorbidades, de 18 anos ou mais. Idosos entre 80 e 84 anos, além de pessoas as quais receberam a Coronavac / Butantan há 28 dias ou que já saíram em alguma lista e perderam o agendamento, desde que estejam com toda documentação necessária, recebem a segunda.