02 ABR 2021
Prefeitura de Votorantim promove ações no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

As ações têm a participação de pais, profissionais que atuam com autistas, portadores do transtorno e servidores públicos de forma voluntária

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado nesta sexta-feira (2). Para marcar a data, a Prefeitura de Votorantim promoveu diversas ações relacionadas ao tema.

No alambrado do estacionamento do Paço Municipal foi instalado um mural urbano. Um laço, símbolo do autismo, foi formado por peças de quebra-cabeças coloridas e a expressão TEA (Transtorno do Espectro Autista). Esse trabalho voluntário foi realizado por servidores públicos fora de seus horários de trabalho, com material doado e sem custos para a administração.

Nesta sexta-feira (2) serão disponibilizados 15 vídeos curtos produzidos pela Prefeitura. Neles, pais, profissionais que trabalham com portadores do TEA e os próprios autistas respondem à pergunta: “O que é o autismo para você?”. Quem quiser assistir aos vídeos pode acessar o link https://www.votorantim.sp.gov.br/portal/galeria-de-videos, a partir das 18 horas.

Com o lema “Autismo não é doença, é apenas uma diferença”, as ações têm o objetivo de chamar a atenção para a garantia dos direitos do autista, estabelecidos na Lei Federal 12.764/12, conhecida como lei “Berenice Piana”. Entre eles, a carteira de identificação do portador de TEA.

Em Votorantim, o documento pode ser obtido, gratuitamente, na Secretaria de Cidadania e Geração de Renda. Com ele em mãos, os pais ou responsáveis garantem que os direitos sejam respeitados, sem ter de apresentar laudos para isso.