26 OUT 2020
Secretaria da Saúde realista teste de Covid-19 em usuários do transporte coletivo

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), realizou na manhã desta segunda-feira (26) teste rápido de Covid-19 para os usuários do transporte coletivo. A ação ocorreu no Terminal de Ônibus “João Souto”, onde foram testadas 150 pessoas.

O trabalho é realizado pela equipe a Vigilância Epidemiológica. O teste é feito através da coleta de uma gota de sangue por punção de polpa digital (ponta do dedo). O exame detecta anticorpos para o COVID-19 e o resultado liberado em torno de 15 minutos, em caso de positivo, o paciente é devidamente encaminhado e recebe todas as orientações necessárias. O teste pode ser feito em crianças desde que acompanhados por seu responsável e adulto de todas as idades.

De acordo com a Sesa, a realização de exames em massa é a melhor estratégia para conter a transmissão da Covid-19, conforme apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, porém a rede pública não dispõe da quantidade de testes que possa suprir o atendimento a toda a população. Sendo assim o município vem realizando ações de testagem de Covid-19 na população, através de estratégias pontuais de inquérito epidemiológico.

Foram realizados 400 testes rápidos como estratégia para identificar casos assintomáticos que estão fora do monitoramento nos bairros Itapeva, Tatiana, Vila Amorim e Promorar nos meses de agosto e setembro 2020.

Na semana passada, o teste rápido foi para para pacientes assintomáticos (contactantes de casos positivos) em toda as unidades de Saúde da cidade. Também foram testados na última semana, os servidores da Câmara Municipal e toda a corporação da Guarda Civil Municipal (GCM).

Ainda de acordo com a Sesa, os 800 profissionais municipais da área da saúde já foram testados duas vezes (meses de maio e julho) e será realizado um novo teste na primeira quinzena de novembro.

Todas as ações foram realizadas pelo setor de Vigilância em Saúde, equipes das unidades de saúde do município e contou com parceria da Universidade Brasil.

Conforme a Sesa, os dados coletados servirão de base para estimar o percentual de pessoas infectadas, avaliar os sintomas mais comumente relatados e estimar recursos e ações necessários ao enfrentamento da pandemia.