07 MAI 2020
Secretaria de Educação elabora atividades obrigatórias para alunos do ensino fundamental e EJA

Exercícios devem realizados nas residências dos estudantes; administração municipal suspendeu aulas presenciais até dia 30 de junho

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação (Seed), preparou um conjunto de atividades escolares para os cerca de 7 mil alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, e também para a modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Esses exercícios serão entregues às famílias a partir da próxima semana, para que sejam realizados nas casas dos estudantes, sendo uma forma de preparar o retorno dos alunos para as escolas.

As aulas presenciais, no entanto, estarão suspensas até o dia 30 de junho, de acordo com o decreto municipal n°. 5936, publicado no dia 5 de maio, por conta da pandemia no novo coronavírus. O documento também ressalta a importância da retomada das atividades educacionais, de forma não presencial, com estratégias elaboradas pela Secretaria de Educação.

Conforme reforça a Seed, não existe a intenção de substituir a figura dos professores que lecionam presencialmente, pois nessa faixa etária eles são insubstituíveis, mas é uma maneira de preparar o retorno das crianças futuramente. "As atividades são obrigatórias e podem ser realizadas com o auxílio dos pais ou responsáveis. Caso eles também tenham alguma dúvida, basta entrar em contato com a escola", explicou.

A pasta destaca que os exercícios são compatíveis com o que os alunos já possuem de conhecimento. Dessa forma, os estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) receberão atividades com adaptações curriculares.

Entrega das atividades
Os conjuntos de atividades estarão disponíveis nas escolas municipais e caberá à direção da unidade agendar com os pais ou responsáveis a retirada dos exercícios. A ação será no mesmo molde que ocorreu a entrega do kit merenda, sem aglomerações. Para tanto, as unidades estarão abertas das 8h às 17h, realizando também atendimentos por telefone e WhatsApp Business, este utilizando o telefone fixo da própria escola.

Neste primeiro momento, as atividades educacionais foram preparadas pela equipe da Seed e, na próxima quinzena, os exercícios serão elaborados pelos professores. Assim, as famílias irão retirar novamente o conjunto de atividades.

Sobre o processo, os professores irão para as escolas uma vez por semana para imprimirem as atividades a serem entregues às famílias e que, nos outros dias, ficarão em suas casas preparando os próximos exercícios. As atividades serão computadas no desempenho anual do aluno. Os pais que não puderem buscar agora, terão que buscá-las no retorno das aulas e terão que entregá-las depois, explica a secretaria.

Quando houver a entrega desses conjuntos de atividades pedagógicas, os servidores da escola trabalharão em regime de revezamento, os quais já foram orientados a não se aglomerarem e utilizarem os equipamentos de proteção. Para tanto, as escolas já foram higienizadas.

No início da suspensão das aulas, a Seed criou um grupo no Facebook para servir de fonte a pais e alunos com materiais e exercícios. No entanto, de acordo com a Seed, nem todos tem acesso às redes sociais, já que o sistema municipal possui mais de 7 mil alunos do 1° ao 5° ano e, no grupo, há pouco mais de 4 mil pessoas. "Desse modo, com a entrega das atividades, visamos atender a todos".

Creche e pré-escola
A educação infantil continuará totalmente suspensa e, portanto, os funcionários de creches e pré-escolas ficarão em suas casas, sem a necessidade de revezamento.