18 DEZ 2019
Prefeitura assina convênio para implantação de infraestrutura turística na Serra de São Francisco

A Prefeitura de Votorantim assinou na manhã desta quarta-feira (18) o convênio com o governo do Estado para a liberação de R$ 395 mil em verbas para a implantação de infraestrutura turística na Serra de São Francisco, projeto aprovado para Votorantim por ser certificado como Município de Interesse Turístico (MIT).

A Serra de São Francisco, além de patrimônio natural de Votorantim, é uma região com diversos atrativos, alguns deles históricos, como a centenária barragem da Represa de Itupararanga e a tricentenária Capela da Penha, além do Cemitério do Carafá.

Infraestrutura

De acordo com a Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), entre obras de infraestrutura, está a construção de um portal de sinalização da Estrada Municipal da Represa de Itupararanga, com área de apoio e informação ao turista. Também está prevista a atualização da sinalização turística para o devido direcionamento aos pontos, em especial, aqueles que estão localizados na região da Capela da Penha e a centenária Represa de Itupararanga.

Segundo a Sectur, a área onde se pretende instalar o portal é de domínio público e responsabilidade do município de Votorantim.  O portal será importante item de composição do complexo da Serra de São Francisco, a qual está em estudo para se tornar um Parque Municipal.

Este é o primeiro projeto decorrente da certificação de Votorantim como MIT, pela ação conjunta do poder público e da sociedade civil por meio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). Com a construção do portal serão revitalizadas as sinalizações viárias turísticas, o que promoverá a qualificação dos atrativos que tem acesso pela estrada municipal.