07 NOV 2019
Prefeitura e Polícia Militar promovem Operação Dignidade na região central

Ação acontece em parceria com Guarda Civil Municipal, Creas e Caps

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), em conjunto com a Polícia Militar, realizou nesta quarta-feira (06) mais uma Operação Dignidade na região central da cidade, abordando pessoas em situação de rua na ponte da Chave, no terminal de ônibus “João Souto” e em seu entorno. A ação tem parceria com a Guarda Civil Municipal, Caps AD, Caps II, Creas, assistentes sociais e médica psiquiatra.

A operação teve início em abril deste ano e já foi realizada diversas vezes. No entanto, a Secretaria de Cidadania ressalta que o encaminhamento dos moradores de rua para a Casa de Passagem depende da aceitação da pessoa, não havendo qualquer ação compulsória, já que os trabalhos visam à garantia dos seus direitos.

Um levantamento realizado pela Secretaria de Cidadania aponta que apenas 20% dos moradores de rua são de Votorantim e que todo o restante veio de outras cidades da região. Durante as abordagens, são realizados cadastramentos, bem como são feitos os encaminhamentos para o CadÚnico e setor para acesso a documentos, quando necessário.

A Casa de Passagem “Dr. Josmar Mariano da Silva”, inaugurada em dezembro de 2017 pela Prefeitura de Votorantim, é uma grande aliada da ressocialização da pessoa em situação de rua, pois fornece alimentação, dormitórios, chuveiros, acompanhamento de saúde e assistência social.