31 OUT 2019
Prefeitura de Votorantim zera fila de espera por mamografias

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), zerou a fila de espera para mamografias. Em média, 360 exames são realizados mensalmente na cidade, além de outros 50 por meio das vagas Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), do governo estadual, que são realizados pelo Conjunto Hospitalar, AME Sorocaba e Santa Casa de Itu.

A ação, que pode ser celebrada nesse mês com a campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, é o resultado do trabalho realizado pela Central Integrada de Regulação de Vagas, criada pela Prefeitura de Votorantim em 25 de maio do ano passado para otimizar o agendamento de consultas e exames de especialidades, tanto para Cross quanto para os oferecidos pelo município.

De acordo com a Sesa, o primeiro passo para fazer a mamografia é a paciente passar em consulta pela Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência. Caso haja a necessidade, o médico prescreve a guia para o exame, a qual será apresentada no atendimento da unidade e encaminhada para a Central de Vagas.

Ainda de acordo com a secretaria, no ano passado, esse tipo de exame ainda estava com demandas de 2017. Dentro do serviço de agendamentos, a regulação de serviços da Central de Vagas, explica que o prazo de espera hoje é de, em média, 30 dias.

Desse modo, assim que a Central de Vagas recebe a guia com o pedido do exame, é feito o agendamento e posteriormente mantido o contato com o paciente pelo telefone.

Faltas chegam a 30%

No entanto, a Central de Vagas ressalta que ainda que é preciso uma conscientização maior das pacientes para não faltarem no dia da mamografia, pois isso impede que outros possam ser atendidos.     De acordo com a Sesa, entre 20% a 30%% dos agendados faltam no dia. Por isso a necessidade de entrar em contato com a unidade de saúde e avisar para que esse agendamento seja reaproveitado.

Por fim, durante todo esse mês de outubro a Prefeitura de Votorantim realizou uma programação de atividades nas UBSs e ESF, com o objetivo de ampliar o acesso da mulher a prevenção, com exames de coleta para exame de Papanicolau e prevenção de mama.