04 JUL 2019
Alunos de escola municipal utilizam sussurrador poético para melhorar fluência da leitura

Uma atividade que trabalha os quatro eixos da língua portuguesa: oralidade, leitura, escrita e educação literária. É dessa forma que os alunos do 2º B da escola municipal “Lauro Alves Lima”, do Jd. Serrano, estão desenvolvendo as aulas ao utilizar o sussurrador poético, no qual um aluno lê uma poesia para o outro por meio de um cano, similar à brincadeira telefone sem fio.

De acordo com a professora Debora Seglin Araujo, a utilização do sussurrador poético estava no material didático do munícipio e foi adaptado para a sala de aula. “Os resultados obtidos são excelentes, já que as atividades trabalham poemas de Vinicius de Moraes, Cecilia Meireles, entre outros, fazendo com que os estudantes desenvolvam o prazer pela leitura e a façam com mais segurança e desenvoltura, além de aprenderem a respeitar o turno da fala e ouvir com mais atenção ao usar o objeto”, explicou.

A Secretaria de Educação ressaltou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que as crianças devem estar alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental, mas que este trabalho com o sussurrador alcançou algo ainda maior. “Quem lê, escreve melhor. O hábito da leitura promove isso. E essa atividade vem desenvolvendo outros eixos da língua portuguesa, não só da alfabetização”, destacou.

Dessa forma, ao lerem poesias, os alunos têm a oportunidade de ter contato com textos versificados, auxiliando na construção do vocabulário. “As rimas estimulam a criatividade e a memória. A leitura de poemas exercita a oralidade e permite que as crianças brinquem com as palavras”, finalizou a professora.