A Secretaria de Educação de Votorantim promoveu nesta terça-feira (30) o projeto Leitura Simultânea em sete escolas municipais, envolvendo mais de 1600 alunos da educação infantil e ensino fundamental.
Nos últimos dias, a ação trabalhou com as crianças para que, no dia da leitura, fizessem uma inscrição e escolhessem em qual sala participar, como se fosse uma sessão de cinema, pois cada uma teria um livro diferente, estimulando a imaginação e a expectativa em relação à história, além da troca de ideias e opiniões.
De acordo com a secretaria de Educação, o projeto Leitura Simultânea tem o objetivo de desenvolver habilidades leitoras, de linguagem, aumento do vocabulário e estimular a imaginação. “A leitura transforma nossa forma de pensar e aumenta nosso conhecimento. Por isso essa ação é tão importante para nossas crianças”, destacou.
“Em uma sala, participam crianças do 5º, 3º, 1º ano, ou seja, é livre para que elas escolham qual história escutar”, explicou a supervisora de ensino e idealizadora do projeto, Maria Clara Garcia.
Na escola municipal "Lucinda Rodrigues Pereira Ignácio", no Pq. Morumbi, por exemplo, além de contos, os livros trataram sobre questões do bullying, étnico-raciais e outros temas importantes. “Os alunos adoraram o projeto, a leitura, além do intercâmbio e interatividade com estudantes de outros anos”, destacou a coordenadora da unidade, Camila Genkawa. O projeto Leitura Simultânea também ocorreu nas creches “Carmela de Paula Cipullo”, “Alda Luchini Vial”, “Giselle Freitas Xavier”, “Sueli Gazolli Campos”, e nas escolas “Lauro Alves Lima” e “Parizete Jordão Bressane”.