Com o início da segunda fase da campanha nacional contra a gripe nesta segunda-feira (22), as unidades de saúde tiveram uma maior procura, principalmente das pessoas acima de 60 anos. A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), segue com a vacinação até o dia 31 de maio. A dose é aplicada nas 15 unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h.
A partir desta semana, a vacinação se estende para os grupos de trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos (a partir dos 60 anos), professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, e funcionários do sistema prisional, além dos grupos que já vinham sendo imunizados.
Entre os dias 10 e 18 de abril, os grupos de prioridade foram crianças com idade entre 6 meses e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).
O dia “D” da campanha será realizado no dia 4 de maio.
O casal de aposentado, Maria Aparecida Rocha e João Batista, ambos de 70 anos, procuraram pela UBS do Parque Bela Vista logo no início da manhã desta segunda-feira (22). “Depois que comecei a tomar a vacina nunca mais tive gripe”, disse a aposentada. Quem também correu para se imunizar foi a professora Francine Lopes de Oliveira, 35 anos. “Todo ano tomo a vacina e fico protegida”, disse.