28 ABR 2015
Parque do Matão ganha câmeras de videomonitoramento

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), instalou 16 câmeras de videomonitoramento em todo o perímetro do Parque Municipal do Matão “Jonas Domingues”, no Parque Bela Vista. As câmeras estão instaladas em todo o perímetro que compreende as trilhas, pista de caminhada, playground, bem como na portaria e parte administrativa onde se encontra a secretaria.

O chefe do executivo destacou a importância do videomonitoramento no parque, tendo em vista que o objetivo é oferecer cada vez mais segurança aos visitantes.

O Parque do Matão está numa área de 63 mil m² e conta com uma pista de caminhada de dois quilômetros de extensão em seu entorno, além das trilhas ecológicas. Há câmeras de vídeo em todo o entorno do parque, bem como nas áreas de lazer. Em alguns pontos são câmeras que se movimentam para aumentar o ângulo de cobertura.

O secretário de Meio Ambiente disse que a proposta de instalar o monitoramento, além de inibir o vandalismo no local, oferece segurança aos visitantes. “Abrimos o parque diariamente das 8h às 18h, e muitas famílias frequentam o espaço, seja para momento de lazer, fazer caminhadas ou cursos culturais”, ressalta.

Além das 16 câmeras foi instalada uma central, onde é possível acompanhar as imagens de cada uma delas ou todas em tempo real. O secretário explica que o monitor é acompanhado pelos vigias do parque e qualquer anormalidade apontada nas imagens, estão orientados a acionar a Guarda Civil Municipal ou Polícia Militar.

O Parque do Matão fica na rua Ângelo Delapasi, 117, no Parque Bela Vista e funciona todos os dias da semana, das 8h às 18h. O acesso aos visitantes é gratuito. O espaço conta ainda com programa de educação ambiental realizado por profissionais da Sema, direcionado às escolas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024