06 JAN 2010
Comunidade aprova loja da Cooperativa de Votorantim

Funcionando há 20 dias onde reúne variedade de produtos de panificação, costura e artesanato, a loja da cooperativa de múltiplas funções da comunidade de Votorantim (Dascomv), está instalada em um box do mini-terminal, localizado atrás do Paço Municipal e chama a atenção de quem passa pelo local.

O lugar é muito bom, enquanto aguardo chegar o ônibus, aproveito para comprar algum produto. Gostei porque tem um preço mais acessível”, afirma dona Raimunda de Souza, de 71 anos, moradora do Votocel.

Outra freguesa que está satisfeita é a moradora do Jardim Icatu, Julieta da Conceição Ferreira, de 75 anos. “Comentei com minha filha, que encontrei um lugar que tem um pouco de tudo. Antes eu tinha receio de esperar o ônibus aqui, por ser um lugar de pouca circulação, agora já é outra realidade, o espaço passou a ser movimentado”, contou.

A Dascomv conta com o apoio da Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), que treinou e capacitou as pessoas da comunidade com a finalidade de gerar renda por meio da cooperativa, além de fortalecer a capacitação e o empreendedorismo, resultando num aumento de renda familiar.

Uma das cooperadas Ivete Freitas, comentou sobre as vendas de fim de ano. “Na semana do Natal vendemos 40% do nosso estoque e isso é ótimo. Temos produtos de qualidade e preço, duas coisas que o consumidor procura”, conta

Ela conta ainda que o carro chefe está sendo a confeitaria, pois este setor já atendeu várias encomendas para festas de aniversário com bolos, doces e salgados. “Estamos trabalhando bastante com muitas encomendas na área comestível, mas queremos aumentar ainda mais as vendas, para isso estamos nos preparando para o carnaval, já estamos aceitando encomendas de chinelos e roupas para essa data”, finalizou Ivete.

Fazem parte da cooperativa um grupo de panificadores, artesãos da cidade, costureiras e pessoas que estão cadastradas nos programas assistenciais como o Prociq (Programa Municipal de Cidadania e Qualificação Profissional).