Votorantim registrou um índice de 8,67 na Avaliação de Densidade Larvária (ADL), utilizada para verificar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti. O relatório de janeiro de 2026 apresenta um número mais positivo em relação ao 9,33 verificado no mesmo período do ano passado pelo Centro de Controle de Zoonoses.
Apesar da diminuição dos números na comparação dos dois períodos, o município está em estado de risco de contágio pelo vírus da dengue. A Secretaria de Saúde alerta a população a seguir os protocolos para evitar a proliferação do mosquito.
Segundo o levantamento mais recente, os profissionais da Zoonoses visitaram 600 casas em diversos bairros de Votorantim. Foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue em 34 imóveis.
Os criadouros mais encontrados com larvas foram latas, frascos, plásticos, vasos e pratos de plantas. Os focos ficam no Jardim Novo Mundo, Jardim Tatiana, Jardim Archila, Jardim Toledo, Vila Nova, Colina, Santa Mônica, Vila Irineu, Dominguinhos, região central, Rio Acima, Bela Vista, Jardim Serrano, Jardim Clarice e Jardim Palmira.
O combate à dengue é feito por agentes de saúde em Votorantim. Imóveis são vistoriados em regiões com risco de proliferação do mosquito, medido através da vulnerabilidade social e densidade larvária. Durante as visitas, a população recebe informações de que a melhor forma de prevenção da dengue é eliminar a água armazenada.
Os agentes atuam sempre uniformizados, identificados com coletes e crachás. Em caso de dúvida, a população pode entrar em contato com a Zoonoses por meio do telefone (15) 3243-3807.
Prevenção
A equipe da Zoonoses orienta a população a manter a caixa d'água bem fechada, além de lavar semanalmente com escova e sabão os tanques de armazenamento de água. Em relação aos vasos de plantas, o ideal é retirar os pratinhos situados na base, pois eles acumulam água e tornam-se criadouros do mosquito. Outros cuidados precisam ser tomados com as bandejas de geladeira, com ralos e vasos sanitários sem uso e materiais inservíveis pelo quintal.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Local: Votorantim