25 NOV 2022
Saúde divulga programação da vacinação contra Covid-19 de 28 a 30 de novembro
Haverá polos de vacinação para bebês e crianças de seis meses a 11 anos de idade
A Secretaria da Saúde (Sesa) divulgou a programação da vacinação contra Covid-19 dos dias 28 a 30 de novembro. A partir de segunda-feira (dia 28 de novembro) haverá polos de vacinação para bebês e crianças de seis meses a 11 anos, 11 meses e 29 dias.
Devido à baixa procura da vacinação para público desta faixa etária, os polos centralizarão as doses de Pfizer Baby, Pfizer Pediátrica e Coronavac, únicas permitidas para a aplicação de crianças de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias.
Para evitar o desperdício das doses do público infantil, a abertura de novos frascos será efetuada com prioridade para crianças com comorbidades, e, não havendo procura, as doses remanescentes serão aplicadas em crianças da mesma faixa etária sem comorbidades.
Nos casos de demanda nas demais Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Estratégias de Saúde da Família (ESF) para vacinação de crianças ou de adultos em busca de doses de reforço da CoronaVac, a vacinação deverá ser agendada por e-mail pela própria unidade para um dos polos, com o nome da criança ou adulto, idade e data.
A vacinação de jovens e adultos a partir de 12 anos de idade ocorrerá de segunda a sexta-feira, em 14 UBSs e ESFs. Estão disponíveis a primeira e segunda dose para a população a partir de três anos de idade, a terceira dose para o público a partir de 12 anos de idade (quatro meses após a segunda dose), a quarta dose, para adultos a partir de 18 anos de idade (quatro meses após a terceira dose) e a quinta dose para adultos imunossuprimidos maiores de 18 anos de idade (quatro meses após a quarta dose).

Alterações
Devido a realização de reunião mensal de equipe, não haverá vacinação nas respectivas datas e unidades: na segunda-feira (dia 28 de novembro), na UBS Vila Garcia e na UBS Itapeva e na terça-feira (dia 29 de novembro) na UBS Archila e na ESF Green Valley.

Documentação
Para receber as doses contra a Covid-19 o munícipe deve levar no momento da vacinação um documento de identidade com foto (RG ou CNH), CPF, um comprovante de residência e a partir da segunda dose, o comprovante da dose anterior.
Os jovens de 12 a 17 anos precisam dos mesmos documentos para tomar o imunizante, mas precisam também estarem acompanhados pelos pais ou responsáveis ou apresentar o termo de assentimento assinado por eles.
Para crianças de seis meses a 11 anos, os pais devem levar o CPF ou o cartão único do Sistema Único de Saúde (SUS), a carteirinha de vacinação da criança e um comprovante de endereço no nome de um dos pais.
Autor: DECOM