28 AGO 2020
Votorantim confirma mais 32 casos de Covid-19, entre eles um óbito

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), confirmou mais 32 casos de Covid-19, nesta sexta-feira (28), entre eles uma morte. A paciente, uma mulher de 56 anos, sem comorbidades, faleceu na última terça-feira (25).

O município registrou até o momento 2.114 notificações positivas, desses, 1.911 estão recuperados, 119 estão em isolamento domiciliar e 19 estão internados, dos quais 11 estão em UTI. Ao todo, o município registrou 65 óbitos desde o início da pandemia.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, 49 casos são considerados suspeitos e aguardam os exames, dos quais 37 estão em isolamento domiciliar e 11 estão internados, além de um óbito sob investigação.  Desde o começo da pandemia, a secretaria recebeu 6.622 notificações e 4.459 foram descartadas.

Taxa de ocupação

De acordo com a Sesa, a taxa de ocupação de leitos de Covid-19 desta sexta-feira, no hospital municipal "Dr. Lauro Roberto Fogaça", está em 16% para atendimento de clínica médica e 40% para UTI. Já no hospital Santo Antônio, da rede particular, está em 17% para clínica médica e 25% na UTI. A Secretaria da Saúde ressalta que todos os pacientes internados não estão, necessariamente, em Votorantim, uma vez que há pacientes com convênios ou atendimentos fora da cidade.

A Sesa orienta para que a população evite sair de casa e, se sair, faça uso máscara e tome todos os cuidados necessários. Outra recomendação é para que os munícipes evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório e não utilizá-las é passível de multas.