CADASTRO
Faça seu cadastro gratuitamente

31/10/2019
Creche da Vila Nova arrecada 342 garrafas para campanha “Lacre Legal”

Desenvolver a solidariedade e o respeito com o meio ambiente é necessário desde a infância para a formação de uma sociedade mais íntegra. É com esse objetivo que o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Prof. Judith Gazoli Carrara”, da Vila Nova, promove ano após ano diversas ações em torno da campanha “Lacre Legal”, encabeçada pela Comissão Municipal de Assistência Social (Comas), na qual são arrecadados lacres de alumínios para serem trocados por cadeira de rodas. Na tarde desta quinta-feira (31), foi realizado o evento de encerramento da quinta edição do projeto solidário, no qual os alunos arrecadaram 342 garrafas de 2L cheias de lacres.

Durante o evento, os estudantes receberam certificados e medalhas de participação com a presença dos responsáveis, que acompanharam o resultado do projeto deste ano. A Secretaria de Educação (Seed) ressalta a importância da ação pela preocupação social e com o meio ambiente, trabalhada não só com os alunos, mas com toda a comunidade.  A aluna Isabela, de 1 ano e 7 meses, foi a criança que arrecadou mais lacres, com um total de quase 30 garrafas. Evelin, mãe da menina, destaca que a filha gosta muito de participar: “É uma ótima forma de podermos ajudar as pessoas”, diz.

O projeto solidário da creche começou em 2015 e até o momento já recebeu 1540 garrafas, que equivalem a 11 cadeiras de rodas, já que cada 140 garrafas de 2L são trocadas por uma cadeira. Ao longo de todo o ano, os alunos podem trazer os lacres e é montado um gráfico que representa o desempenho das turmas.

Em 2020 a campanha terá dois mascotes, a Nina e o Bento, dois bonecos confeccionados pelos professores, com o intuito de fortalecer a inclusão entre as crianças. A diretora, Valéria Cristina de Barros Proença, informa o quanto é importante a participação de toda equipe e comunidade. “Por meio do projeto podemos ajudar a preservar o meio ambiente e conscientizarmos nossos alunos”, explica.