07/06/2019
Escola municipal Prof. Lauro Alves Lima promove Olimpíada de Língua Portuguesa

A escola municipal “Prof. Lauro Alves Lima”, no Jardim Serrano, promoveu nesta sexta-feira (07) a primeira etapa da Olimpíada de Língua Portuguesa, projeto organizado pela coordenação pedagógica da própria instituição. A atividade já está na sexta edição e conta com a participação dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

A Olimpíada é composta por conhecimentos da Base Nacional Comum Curricular, que é desenvolvida em sala de aula ao longo do ano.  O projeto tem o intuito de avaliar o desempenho das crianças e é utilizado como forma de perceber quais habilidades precisam ser mais aprofundadas na classe. Outros pontos trabalhados são a valorização da leitura e da escrita, entendimento dos gêneros textuais e o despertar da criatividade.

Segundo a coordenadora pedagógica, Rosangela Sanctis, a ideia de preparar uma Olimpíada de Língua Portuguesa na escola surgiu da necessidade de trazer um novo estímulo para alunos e professores. “Eu percebi que as crianças estavam precisando de um incentivo a mais para estudar e se desenvolver, então pegamos os conteúdos que foram aplicados e preparamos o projeto”, afirma.

A ação é dividida em duas etapas, a primeira envolve a participação de todos os estudantes, que realizam uma avaliação com questões alternativas. Destes, são selecionados cinco alunos de cada turma e outra avaliação é feita para a seleção dos três campeões. O trabalho é finalizado com uma cerimônia de premiação, em que os primeiros lugares recebem medalhas e os demais alunos recebem certificados de participação. O evento está previsto para ocorrer no dia 10 de julho.

Além da Olimpíada de Língua Portuguesa, a escola também proporciona no segundo semestre a Olimpíada de Matemática, que já está na oitava edição e se estendeu para outras unidades escolares da cidade.